Coronavirus e a Anotação na Carteira de Trabalho - Home Office


O art. 3º da MP 927/20 dispõe o seguinte:

sábado, 20 de junho de 2020.

Art. 3º Para enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda, poderão ser adotadas pelos empregadores, dentre outras, as seguintes medidas:

I – o teletrabalho;

II – a antecipação de férias individuais;

III – a concessão de férias coletivas;

IV – o aproveitamento e a antecipação de feriados;

V – o banco de horas;

VI – a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;

VII – o direcionamento do trabalhador para qualificação; e

VIII – o diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.


Teletrabalho

O trabalho remoto, ou home office, já é permitido pela CLT desde a reforma trabalhista, contanto que haja acordo entre o empregador e o empregado e que a alteração conste no contrato de trabalho.

Concessão de férias coletivas

O empregador pode conceder férias coletivas contanto que comunique aos trabalhadores com antecedência mínima de 48h, não sendo necessária a comunicação ao Ministério da Economia ou aos sindicatos correspondentes, como se prevê na CLT.


Antecipação de férias individuais

O empregador poderá antecipar as férias do empregado, mesmo que esse não tenha completado o período aquisitivo (12 meses de trabalho). O empregado deve ser comunicado por escrito e com antecedência mínima de 48h. É facultada ainda a antecipação das férias dos próximos anos, desde que haja acordo entre as partes.

Banco de horas

Os bancos de horas regulados pela CLT necessitam de acordo (individual ou coletivo, dependendo do tempo para a compensação) para serem válidos.

Aproveitamento e antecipação de feriados

Desde que comunique o empregado com antecedência mínima de 48h, o empregador pode antecipar o gozo do empregado de feriados não religiosos. Os feriados religiosos também podem ser antecipados desde que haja acordo escrito entre as partes.

Diferimento do recolhimento do FGTS

O pagamento do FGTS pelo empregador foi suspenso nos meses de março, abril e maio deste ano e adiado para o mês de julho, podendo ser parcelado em até 6 vezes sem incidência de atualização, multa e encargos, desde que declarado até o dia 20 de junho de 2020.

O direcionamento do trabalhador para qualificação

Esse foi o polêmico artigo.18, que previa a possibilidade de suspensão não remunerada do contrato de trabalho por até 4 meses por meio de acordo individual, condicionando o empregado à participação de programa de qualificação profissional não presencial.

Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho

A MP 927/20 suspende a obrigatoriedade de realização de exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, que serão realizados em 60 dias após o fim do estado de calamidade pública. Ainda são exigidos os exames demissionais.

 

 

Por escrito ou por meio eletrônico:

 

A MP 927/2020 estabelece nos Art 4º, § 2º; Art 6º; Art 7º e Art 13º que o trabalhador deverá ser notificado com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico.

 



 

 

Planilha Excel Etiqueta até 112 Funcionários

Etiqueta Cabeçalho de Cartão de Ponto e Carteira de Trabalho CTPS

 

Pode ser impresso em PAPEL GOMADO - Etiqueta adesiva PIMACO 6085 pacote com 10 cor branco; formato carta (215,9 x 279,4mm); folha com 1 etiqueta cada; tamanho 215,9 x 279,4mm; embalagem com 10 folhas total de 10 etiquetas para impressora ink jet & laser.


 

Planilha Excel Etiqueta



R$ 14,00

 



DEPÓSITO/TRANSFERENCIA


R$ 10,00

 
 
       
Tecnologia Suporte Concursos Registrim
Empregos Informações Covid-19 Estagios
Home Ofice Notícias Cursos Estatística
       
 
Contato

digitoservice@gmail.com
suporte@navegarnainternet.com.br

 
       
  @2010 - 2020   NI - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.